Renderizar é Preciso… ~ Ambiente Technico

sábado, 17 de julho de 2010

Renderizar é Preciso…

Para todo aquele que trabalha com maquetes 3d, sempre se tem um renderizador à altura. Seja no AutoCad, 3ds Max, Revit ou SketchUp, existem hoje no mercado uma gama de Renderizadores que fazem milagres em nossos trabalhos.
A maior dificuldade talvez esteja no fato de ter que configurar esses renders, cada vez mais complexos, outra dificuldade encontrada, é a licença, geralmente bons renderizadores custam caro. Eu basicamente trabalho com três renderizadores ou tento trabalhar com eles. Para o Google SketchUp, tenho dois renderizadores, o V-ray – que ainda estou aprendendo a renderizar – e o IDX Renditioner, uma opção gratuita e muito boa para renderizar. Tenho também um outro renderizador autônomo, esse aceita arquivos do SketchUp, AutoCAD, 3ds Max e outros programas, é o Artlantis Studio,e para renderizar, basta você importar o arquivo para este programa.
Já para o Revit Architecture 2011, prefiro utilizar seu próprio render, que se mostrou superior às versões antigas.
Lembrando também que um projeto bem elaborado, não necessita exatamente de uma renderização, ela serve para mercados específicos ou para caprichos do cliente, o que torna para muitos, uma renderização inviável, é o alto custo que se gasta para fazer um curso completo e esse investimento de alguma forma terá de ter retorno.

Artlantis Studio

SketchUp77
O Artlantis Studio é uma boa alternativa de renderizador. Com ele você importa seu projeto e trabalha diretamente no programa, podendo inclusive alterar as texturas dos objetos, iluminação acrescentar blocos, independentemente das texturas e blocos já criados no SketchUp.
A vantagem deste renderizador é sua fácil interface, com os parâmetros de renderização, você pode controlar a posição do sol, mesclar as cores no céu, colocar nuvens ou imagem de fundo. Pode-se também criar testes de iluminação solar, podendo configurar as horas e dias.
Considero o Artlantis um ótimo renderizador, porém em alguns casos,  a maquete exportada ficou desconfigurada, perdendo alguns atributos e texturas, sua vantagem é que ele é muito fácil de se trabalhar, e eu considero um renderizador leve.

IDX Renditioner

03
Por ser gratuito (porém tem a versão paga, que difere apenas no tamanho da imagem renderizada), eu considero este renderizador muito bom. Ele trabalha dentro do SketchUp, como um plug-in, podendo assimilar as texturas do próprio SketchUp, ou criando as próprias texturas, clicando com o botão direito do mouse. Ele é um renderizador rápido, mas dependendo da configuração da saída da imagem e do computador, sua renderização pode demorar para sair. Outro probleminha deste render é que sua imagem de saída é pequena, podendo atingir no máximo 640x480 pixel.

V-Ray

maquete54
O V-Ray é um clássico dos renderizadores, esta poderosa ferramenta de renderização caiu na graça de designers e arquitetos. Apesar de seu alto grau de dificuldade em configurar as saídas de iluminação, iluminação externa e tudo mais. A qualidade deste renderizador é muito ampla.
O V-ray se destaca dos demais renderizadores, por ter uma qualidade superior em renderização foto realística. Infelizmente eu tenho pouco conhecimento técnico do assunto, por falta de tempo para estudar esta poderosa ferramenta, eu me limito às configurações padrões de renderização.

Revit Architecture

Fireplace
O Revit Architecture 2011 possui um poderoso renderizador. Sua maior desvantagem é que exige muito da máquina, porém sua renderização é superior às outras versões. Como estou iniciando no Revit, ainda não disponho de muitas informações a respeito.

Daniel Oliveira

0 comentários:

Seguidores