Personalizando Projetos no SketchUp ~ Ambiente Technico

domingo, 11 de julho de 2010

Personalizando Projetos no SketchUp

Que tal deixar teus projetos do SketchUp com uma aparência mais profissional, como nos grandes escritórios de Arquitetura? Para isso não é necessário um curso longo e caro, basta apenas ter um pouco criatividade e olhar crítico. Apresentar uma maquete eletrônica já é um grande diferencial na hora de fechar um contrato, além de enriquecer o seu currículo e portfólio.

O que torna uma maquete melhor apresentada, é a sua personalização, como o SketchUp é pobre em gráficos – digo isso, como uma vantagem pois ele é bem maleável para ser personalizado de acordo com o gosto de cada um – você pode enriquecer uma apresentação de uma maquete com o uso de uma imagem de fundo, bem como um selo em forma de marca d’água.

Um selo com seu nome ou o nome do teu escritório torna a maquete mais rica e personalizada, além é claro, de impedir que alguém “roube” teu projeto. Para fazer um selo e cria uma imagem de fundo é muito simples. A imagem de fundo, varia de acordo com cada realidade do projeto, se é no campo, na cidade ou na praia, você pode fazer uma busca minuciosa no Google, por imagens, eu escolhi, à caráter explicativo, uma imagem de céu azul.

Esta é a minha imagem padrão do SketchUp, sem a imagem de fundo e sem a minha marca d’água.

hpuse 

Para inserir uma imagem no fundo, é muito simples, após escolher a imagem que melhor combina com teu projeto, você deve abrir a aba “Styles” no menu “Window”.

ho

Ao abrir a aba “Styles” Clique na aba “Edit”, e depois clique no símbolo “+”. Assim que clicar, vai abrir uma caixa de diálogo, e faça a busca pela sua imagem escolhida.

1

Clique na opção “Background” para jogar a imagem para o plano de fundo, depois em “Next” duas vezes.

2

Selecione a opção “Tilled Across teh Screen” e vá ajustando a escala até que a imagem cobra o fundo de maneira uniforme, uma dica é sempre escolher as imagens com a maior qualidade possível, para que ela não fique com a forma de pixel, toda reconfigurada.

Sua imagem de fundo está pronta para ser usada no SketchUp, lembrando também que esta imagem não é mostrada nas renderizações, para é preciso configurar o teu render.

Para colocar a marca d’água, o procedimento é o mesmo, salvo alguns passos importantes:

Após editar seu selo (geralmente uso o Photoshop), você vai buscar ele pelos mesmos passos anteriores, porém na hora de escolher como “Background”, escolha a opção “Overlay” ignorando o próximo passo, depois selecione a posição em que você quer que seu selo esteja (Eu uso o canto inferior direito) e ajuste a escala de dele.

Pronto, teu projeto vai ganhar mais personalização.

 

Daniel Oliveira

1 comentários:

Saulo disse...

muito util sua explicação !!
porem quando vou exportar do SU para uma JPG . aparece apenas uma imagem preta. Voce poderia me ajudar ? obrigado

Seguidores