Modelagem 3d Com o Google SketchUp ~ Ambiente Technico

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Modelagem 3d Com o Google SketchUp

Para quem procura ingressar no mundo da modelagem 3d, mas tem pavor dos programas mais complexos, como 3DS Max, por exemplo, pode recorrer ao Google SkecthUp. Desde que surgiu, este programa caiu nas graças de arquitetos e pessoas que queriam se aventurar no universo 3d.
Essa é uma maquete que eu fiz no SketchUp, trata-se de uma edificação mista, ou seja, é uma edificação unifamiliar com área de comércio. O projeto foi desenho por Paulo Cesar Turnes Jr. A maquete eu criei, importando o DWG da planta baixa para o SketchUp, e após colocar em escala, iniciei o trabalho de extrusão das paredes.
Este projeto em particular foi muito desafiador, pois eu tive que reaprender algumas técnicas básicas do SketchUp para atender aos detalhes arquitetônicos da edificação de 480m².
O que deve-se levar em conta sempre que se inicia um projeto, é o grau de dificuldade, é muito importante que se tenha sanado todas as dúvidas sobre a maquete, antes de iniciar o processo de trabalho, pois ao contrário de um desenho 2d, um erro de medida em uma maquete, pode comprometer horas de trabalho a finco. É interessante sempre ter me mãos, além da planta baixa, os corte e as elevações, para que se possa criar uma maquete mais fidedigna, embora pequenos erros sejam toleráveis, deve-se evita-los ao máximo.
A dica para quem está iniciando agora, é sempre pegar uma planta baixa e recriar ela do zero no sketchup, fazendo assim com que a pessoa tenha um grau maior de contato com as ferramentas básicas do Sketchup, depois da fase das “caixas ocas”, tente dar mais volumetria ao projeto, criando paredes internas, com portas, mobílias e texturas, isso vai fazendo com que você conheça cada vez mais sua capacidade e suas limitações. Não há limites para quem quer aprender a usar essa ferramenta, basta ter paciência e praticar muito.
Este é o meu ultimo trabalho feito no SketchUp:
01 02 03 05 06 07 08  10 11 12 09

0 comentários:

Seguidores