Bibliotecas BIM e Cadernos de Práticas Recomendadas em Coordenação Modular ~ Ambiente Technico

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Bibliotecas BIM e Cadernos de Práticas Recomendadas em Coordenação Modular

por: Americo Correa Jr. (publicado no Foum BIM BRASIL do LinkedIn)

Bibliotecas BIM e Cadernos de Práticas Recomendadas em Coordenação Modular

Já se encontram disponíveis para download no endereçohttp://www.construirdesenvolvimento.com.br/ uma Biblioteca BIM de componentes e materiais mais usuais para projetos para o MCMV – Programa Minha Casa Minha Vida e o conjunto de cinco Cadernos de Práticas Recomendadas em Coordenação Modular, com diretrizes de aplicação dos conceitos da NBR 15.873/2010-Coordenação Modular, que entrou em validade no dia 1º de outubro de 2010. 

Na seção das bibliotecas de componentes, desenvolvida em parceria pelos escritórios LUIZ CONTIER e GDP-Gerenciamento e Desenvolvimento de Projetos, está disponível um gabarito de projetos e a modelagem de seus componentes mais usuais, cujas medidas já consideram as regras da Coordenação Modular para o desenvolvimento de projetos. Nessa primeira fase os arquivos estão em formato compatíveis com o aplicativo REVIT, mas em breve devem ser disponibilizados outros formatos. 

Os Cadernos de Práticas Recomendadas apresentam diretrizes para o projeto de unidades e de componentes conformes as diretrizes normativas. No momento estão em formato de minuta, pois como é um tema ainda pouco explorado, espera-se que surjam sugestões de melhorias a partir de sua difusão.



0 comentários:

Seguidores