Plataforma BIM: Curso básico de Revit Architecture 2013 ~ Ambiente Technico

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Plataforma BIM: Curso básico de Revit Architecture 2013

Plataforma BIM: Curso básico de Revit Architecture 2013Embora o meu forte seja o AutoCAD, ferramenta que utilizo diariamente há 20 anos (Nossa! Aprendi a versão R10 ou R11, não me lembro, em 1992 no primeiro ano da faculdade! Como o tempo passa!), faz algum tempo que tenho o desejo de montar também um curso deRevit. Acredito que o AutoCAD, daqui a alguns anos, será usado de forma fundamental para dar acabamentos nas plantas, cortes e elevações gerados pelo Revit, mas não ocupará o lugar de destaque que tem hoje no mundo. A tendência é que o Revit ocupe o mercado brasileiro que hoje pertence ao AutoCAD.

O que me impediu até o momento de fazer o curso foi a elaboração do material teórico, que demandaria muito tempo de dedicação... e eu já estava ocupada com as videoaulas deAutoCAD e DraftSight. Até que, hoje de manhã, descobri um blog muito bom com apostilas do Revit Architecture 2011 e 2012 básicos (gratuitas) e uma Apostila do Revit Architecture 2012 intermediário (à venda por R$ 69,90). O responsável pelo blog Ambiente Thécnico e pelas apostilas é o Daniel Oliveira, de Londrina, que já me autorizou a utilizar as mesmas para elaboração das videoaulas.

Então, muito em breve, postarei a primeira aula do curso básico de Revit Architecture 2013, que será baseado e adaptado das apostilas básicas do Daniel. Depois, desenvolverei o módulo intermediário e, em seguida, o avançado (tomara que, até lá, o Daniel já tenha lançado a apostila do Revit avançado!).

Abraços a todos! E muito obrigada ao Daniel pela gentileza!

RobertaVendramini


O que é Revit Architecture?
 Por Daniel Oliveira (OLIVEIRA, 2012).

De acordo com o manual da Autodesk Revit Architecture:

  • A plataforma Revit para modelagem de informações de construção consiste em um sistema de desenho e documentação que suporta projetos, desenhos e tabelas necessários para a construção de um projeto. A modelagem de informações de construção (Building information modeling - BIM) oferece informações sobre projeto, o escopo, as quantidades e as fases do projeto quando forem necessárias. No modelo do Revit, todas as folhas de desenho, as vistas 2D e 3D e as tabelas consistem em apresentações de informação do mesmo conjunto de dados do modelo de construção abaixo. Enquanto você trabalha com vistas de tabela e desenho, o Revit Architecture coleta informações sobre o projeto de construção e coordena essas informações por todas as outras representações do projeto. O mecanismo de alteração paramétrica do Revit coordena automaticamente as alterações realizadas em qualquer parte — em vistas de modelo, folhas de desenho, tabelas, cortes e plantas.

Revit é um excelente programa de arquitetura, sua plataforma BIM nos possibilita uma maximização nos projetos, facilitando assim a modelagem, criação de tabelas, vistas e perspectivas integradas ao projeto arquitetônico.
A grande vantagem do Revit Architecture é que ele atualiza automaticamente o projeto como um todo, ao alterar a espessura de uma parede, o pé-direito de um ambiente ou uma família de portas, por exemplo, todos os parâmetros são automaticamente atualizados, como as tabelas e cotas, o que torna o processo de trabalho muito mais rápido.


O que significa paramétrico?
 Tópico extraído do manual da Autodesk Revit Architecture (Autodesk apud OLIVEIRA, 2012)

O termo paramétrico refere-se à relação que o Revit Architecture oferece entre todos os elementos do modelo que permite a coordenação e o gerenciamento de alterações. Estas relações são criadas tanto automaticamente pelo software quanto por você enquanto trabalha.

Em CAD matemáticos e mecânicos, os números ou características que definem estes tipos de relações são denominados parâmetros. Portanto, a operação do software é paramétrica. Esta capacidade oferece a coordenação fundamental e os benefícios de produtividade do Revit Architecture: altere qualquer coisa a qualquer momento e em qualquer lugar no projeto, e o Revit Architecture coordena aquela alteração através de todo o projeto.

Os seguintes exemplos são demonstrações destas relações entre elementos:
  • O lado de fora do batente de uma porta tem uma cota fixa do lado da articulação a partir de uma divisória perpendicular. Se a divisória for movida, a porta conservará essa relação com a divisória.
  • A borda de um piso ou de um telhado está relacionada com a parede externa de tal maneira que quando a parede externa for movida, o piso ou telhado permanecerá unido a ela. Neste caso, o parâmetro é de associação ou conexão.
  • As janelas ou pilastras apresentam-se igualmente espaçadas em uma dada elevação. Se o comprimento da elevação for alterado, a relação de igualdade de espaçamento será mantida. Neste caso, o parâmetro não é um número, mas sim uma característica proporcional. (Autodesk Revit Architecture).


REFERÊNCIA

OLIVEIRA, D. Curso Revit Architecture 2012 - Módulo Básico. Disponível em: <http://ambientetechnico.blogspot.com.br/2011/10/download-curso-revit-2012-modulo-basico.html>. Acesso em: 16 maio 2012.
Reações:

1 comentários:

Google+ Followers

Seguidores