sexta-feira, 8 de julho de 2011

Como configurar um arquivo de CTB (Updatde)

Eu estava verificando os dados de acesso em meu Blog e tenho percebido que cerca de 80% dos acessos são direcionados do Google, pela busca sobre configurações e importação de CTB no AutoCad. Na guia "AutoCAD" do meu blog, você vai encontrar um pequeno tutorial de como importar um CTB para o autoCad 2011 e nos comentários também tem uma dica de como importar um CTB para o AutoCad 2010.

Na verdade, para TODAS as versões do AutoCad, você pode Importar um CTB através do seguinte comando:

1 - Na Guia "File", clique em "Plot Style Manager", este é o atalho de que você jamais deverá esquecer, assim que você clicar neste link, você será direcionado para a pasta de CTB's do AutoCad.

2 - Esta é a pasta onde ficam seus arquivos de CTB do AutoCad, você pode notar o caminho da pasta na barra de endereço logo acima, seria um longo caminho até você achar a pasta onde contém os CTB's do AutoCad, por este motivo, muitas pessoas não conseguem encontrar estes arquivos, por isso é bom saber que temos um atalho para facilitar nossa vida. Agora basta colar todos os arquivos de CTB do AutoCad dentro desta pasta.


Mas, se você está iniciando agora, e quer saber para quê serve um CTB, a resposta é muito simples: Um CTB nada mais é do uma configuração dos layers para um projeto, ele pode ser padronizado de acordo com cada pessoa, o CTB é muito utilizado dentro dos escritórios de arquitetura, pois eles padronizam o projeto, com o CTB, voce não precisa necessariamente trabalhar com os mesmos layers do autocad, o que eu quero dizer é o seguinte: Vou usar dois exemplos muitos comuns e práticos. A tela de fundo do AutoCad, por padrão é preta, isso é bom porque facilita sua visualização, muitas pessoas estão habituadas com a tela escura, por isso, utilizam cores claras para trabalhar, como o amarelo e o azul ciano. São cores muito utilizada em projetos no AutoCad, porém na hora de plotar, elas ficam opacas e dificultam muito na leitura, geralmente essas cores são plotadas em preto, é aí que entra o CTB. Você pode usar o amarelo e o cyan para diferentes informações em seu projeto, no AutoCad estarão com suas respectivas cores e funções, mas na hora de plotar, o CTB configurado, poderá fazer com que elas sejam plotadas na cor 7 (preto).

Outra função do CTB, é configurar as espessuras das penas, você não precisa se preocupar em configurar as espessuras das penas dentro do Cad, o CTB pode fazer esta tarefa para você. Então, tudo o que você precisa saber agora é em como configurar um CTB. A primeira coisa a fazer é ter seu proprio CTB.

Para isso, na pasta de CTB do Cad, copie e cole qualquer arquivo de CTB, para duplicar um arquivo. Clique sobre o arquivo e renomeie (F2) para "Meu padrão" ou um outro nome que você desejar.

3 - Dê dois cliques sobre o arquivo, irá abrir o arquivo de CTB. Note que ele tem três abas na parte superior, selecione a aba "Form View".


4 - Aqui irei ensinar alguns conceitos básicos para você configurar um arquivo de CTB. 
1) "Plot Styles" -> Aqui você seleciona o Layer pela cor, a cor selecionada é referente ao layer utilizado no AutoCad, ou seja é a referência certa, se você selecionar o layer Vermelho (Color 1) você estará alterando os parâmetros deste layer para Plotagem.
2) "Properties - Color" -> Aqui está o segredo do CTB, aqui você define a cor que será plotado o layer selecionado em "Plot Styles". Por exemplo, se você selecionar o layer vermelho (Color 1) em "Plot Styles", pode configurar ele para ser plotado em qualquer cor (black, Cyan, Yellow, etc...), esta cor será alterada somente da hora de plotar, sem alterar o seu projeto.
3) "Lineweight" -> Aqui você configura a espessura do Layer.

DICA: Para selecionar todas as cores de uma unica vez, clique na cor 1 e pressione as teclas "Shift+End", se quiser selecionar um intervalo de cores, clique e mantenha pessionada a tecla "Shift".


5 - Depois de configurado, vamos ver como funciona o CTB. Este é o projeto que tenho, e eu preciso que os layers Yellow e Cyan fiquem com a cor preto na hora de plotar. Ao invés de eu reconfigurar tudo novamente, alterando as cores, posso fazer isso via CTB, pois na visualização do meu projeto, essas cores tem funções diferentes, mas que na hora de plotar, podem sair da mesma cor.

6 - Para usar um CTB, basta que você configure uma plotagem normalmente. Ao abrir a caixa de diálogo, clique na seta na extrema direita inferior para expandir a caixa de diálogo.

7 - Agora sim irá aparecer a lista de CTB disponível, clique no CTB que você configurou. confirme na mensagem que irá aparecer.Faça a configuração de plotagem normalmente.



8- Agora você pode notar que as cores yellow e ciano ficaram pretas.


Esta é a função do CTB, você pode criar um padrão de plotagem em seus projetos, utilizando um CTB.









Reações:

1 comentários:

Google+ Followers

Seguidores